Rotary Club Ivaiporã realiza doação expressiva à Fundação Rotária
O Rotary Club de Ivaiporã viveu uma noite de celebração na quinta-feira, 5 de fevereiro, durante reunião festiva realizada no Centro Cultural Olívia Hauptmann. Na ocasião, o clube de serviço realizou uma expressiva contribuição à Fundação Rotária. O evento, que contou com a presença de cinco governadores de distrito, marcou a entrega de 16 títulos de Empresa Cidadã e Propriedade Agro Cidadã, a concessão de um título Paul Harris e a posse de dois novos rotarianos. O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, participou da solenidade.
Para conquistar os títulos de Empresa Cidadã, Propriedade Agro Cidadã ou Paul Harris, a empresa ou o rotariano precisa fazer uma doação de US$ 1 mil à Fundação Rotária. O valor é utilizado pela organização mundial no desenvolvimento de ações em diversas partes do mundo. No entanto, parte desses recursos retorna, após determinado período, em benefício da própria comunidade que realizou a doação.
Por esse motivo, além da confirmação das doações, o Rotary Club de Ivaiporã também fez a entrega de projetos viabilizados com recursos da Fundação Rotária para atender entidades do município.
A Cresol União dos Vales entregou bolsas e kits de apoio às mulheres em tratamento contra o câncer, por meio de parceria com o Grupo Flor de Lótus. Também foram entregues abafadores de ouvido destinados a crianças com Transtorno do Espectro Autista. O Instituto de Saúde Bom Jesus recebeu recursos para a reforma geral da sala de partos humanizados, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Fundo Social da Cresol.
Em parceria com o Conselho da Comunidade, o Rotary Club de Ivaiporã fez a doação de um drone à Polícia Militar do município.
A presidente do Rotary Club de Ivaiporã, Rose Sirço, destacou que o evento demonstra a credibilidade do clube de serviço junto à comunidade, construída ao longo dos anos. “Para mim, é uma noite de muita gratidão. Por meio dessas empresas e pessoas, conseguimos realizar uma grande ação social e cumprir nossos objetivos, mostrando que a comunidade de Ivaiporã é muito solidária”, salientou.
O ex-governador do Distrito 4710 e presidente distrital da Fundação Rotária, Arthur Harbs, ressaltou que o Rotary só consegue realizar ações em benefício da população com o apoio das empresas e da sociedade. Ele lembrou que, no distrito, já foram viabilizados quase US$ 700 mil em projetos e a contribuição do clube de Ivaiporã auxiliará no desenvolvimento de ações voltadas a hospitais e outras entidades. “O Rotary é apenas um intermediário para organizar tudo isso”, exemplificou.
Arthur Harbs comentou que a população deve valorizar as empresas cidadãs e relatou um exemplo pessoal. Apesar de residir em Londrina, ele mantém conta bancária na Cresol de Ivaiporã e adquiriu 500 brinquedos para um projeto de Natal em Londrina no comércio de Ivaiporã. “Acredito que, dessa forma, um acaba ajudando o outro”, relatou.
A governadora do Distrito 4710, Irma Mariotti Meneghel Paiva, destacou a atuação do Rotary Club de Ivaiporã no âmbito distrital. “Hoje é um momento de agradecer e homenagear todos os empresários da cidade que contribuíram com a Fundação Rotária. Essas ações revertem em benefício do próximo e reforçam a mensagem de que, unidos, conseguimos fazer o bem e o melhor para a nossa comunidade”, afirmou.
O segundo-tenente Thiago Alexandre Mocellin ressaltou a importância da doação do drone para o trabalho operacional da Polícia Militar e destacou que a população, muitas vezes, não imagina o impacto desse equipamento. “Em uma ocorrência de acompanhamento tático, quando uma pessoa em fuga entra em uma lavoura ou área de mata, o uso do drone permite um reconhecimento rápido do local e a definição da melhor estratégia para a captura do foragido. Por isso, essa ação é tão importante”, comentou o tenente.
*créditos: Jornal Paraná Centro./ Aldinei dos Passos Andreis






