Distrito entrega móveis e eletros a atingidos por enchentes em Bandeirantes

Assista às reportagens feitas pelas TVs:

    

Na manhã do dia 29 último, o Governador Paulo Roberto Balla, acompanhado de sua esposa, a Primeira Dama Aureliana Aparecida Balla, coordenou em Bandeirantes/PR o evento de entrega de móveis, eletrodomésticos e outros, aos bandeirantenses atingidos pelas enchentes ocorridas em fevereiro último. Na ocasião o casal governador se fazia acompanhar da Governadora Designada 2025-26, Irma Meneghel Paiva, da Presidente do Rotary Club de Bandeirantes, Ivanilde Pavão Messias, do Presidente do Rotary Club de Bandeirantes Santa Casa-Corporativo Saúde, William José Faria, de companheiros e companheiras dos dois clubes, bem como do Prefeito Municipal Jaelson Ramalho Mata, de secretários municipais, vereadores, autoridades eclesiásticas, empresários e convidados.

Os recursos entregues na ocasião são frutos de um Projeto de Subsídio Emergencial, atendido pela Fundação Rotária, com recursos na ordem de 25 mil dólares. Esse valor foi incrementado através de uma parceria com o Rotary Club de Bandeirantes e o Rotary Club Santa Casa-Corporativo Saúde, a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Bandeirantes.

O projeto envolveu ainda parcerias com as empresas que venderam o que foi doado, na forma de descontos substanciais nos preços, bem como barateamento ou até mesmo supressão dos custos de frete. Também outras empresas atuaram como parceiras, oferecendo transporte para o local onde tudo foi organizado para a entrega. E ainda destaca-se a ajuda prestada pelo empresário e atual presidente da ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Bandeirantes, Gabriel do Vale, ao ceder um espaço que tinha em disponibilidade, para guardar os móveis recebidos e também se dispor a guardar todo o restante das compras que ainda serão efetuadas.

O Subsídio Emergencial contempla o distrito que o solicita com recursos da ordem de até 25 mil dólares, sendo possível solicitar, se necessário, recursos adicionais. Os subsídios financiam assistência e recuperação em áreas afetadas por desastres naturais nos últimos seis meses, sendo concedidos apenas a distritos localizados nos locais atingidos. Os fundos do subsídio podem ser usados para fornecer itens básicos, como água, alimentos, remédios e roupas. O distrito é responsável por identificar as necessidades das comunidades, determinar como o financiamento poderá melhor atendê-las e terá liberdade e autoridade para distribuir os fundos que recebe da Fundação Rotária. Ao final do processo precisa produzir relatórios sobre o uso das verbas gastas em projetos de assistência e recuperação. Foi criada uma comissão especial para eleger prioridades e a acompanhar todo o processo, a qual é composta por um representante do Distrito 4710, associados dos dois Rotary Clubs, por Secretários Municipais e por representantes do Poder Público, designados pelo Prefeito Municipal Jaelson Ramalho. O prefeito municipal foi um grande parceiro nessa iniciativa do Distrito 4710, bem como o Curador da Fundação Rotária no Brasil, Marcelo Haick, que prestou um auxílio inestimável. O Diretor de Rotary Internacional 2021-23, Julio César Silva-Santisteban Ojeda também teve um papel fundamental nesse processo, apoiando incondicionalmente e prontamente a iniciativa.

Essa união de forças é um verdadeiro exemplo de sinergia entre instituições comprometidas com o bem-estar da comunidade. É o Distrito 4710 cumprindo mais uma vez, um dos objetivos fundamentais do Rotary: auxiliar a quem necessita de auxílio, em momentos extremos, como é o caso dos subsídios emergenciais em casos de catástrofes.

Fotos

Localizar site dos clubes