Homenagem aos 97 anos de Rosalina Lopes Franciscão

por Rotary Club de Londrina-Sul

A fundadora do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (Iles), professora Rosalina Lopes Franciscão, mãe do nosso companheiro Almir Rogério, será homenageada nesta quarta feira em nossa reunião.

Dna Rosalina fará 97 anos neste dia 16, e receberá do RC Londrina Sul um momento especial pela suas atividades sociais e também lembraremos de seu esposo Odesio Franciscon (falecido em 1999), membro fundador do Rotary Club Londrina Norte e Governador do Rotary 1968/69.

 

Rosalina Lopes Franciscão

Rosalina Lopes Franciscão é natural de Orlândia (SP). Filha de José Lopes com Clemência Maria Lopes, ela dedicou seus estudos à área da Educação. Fez o Normal (Magistério), em Ribeirão Preto (SP), formou-se em Letras, pela Faculdade de Jacarezinho, fez ainda a faculdade de Administração em Pedagogia e Supervisão, na faculdade de Presidente Prudente (SP) e em dezembro de 1946, Rosalina e Odésio Franciscon se casam, em Orlândia, e mudam para Londrina.

O Professor Odésio Franciscon, que nasceu em 17 de outubro de 1924, em Nuporanga, São Paulo, iniciou suas atividades profissionais em Londrina como professor do Colégio Londrinense, tendo sido diretor da Escola Técnica de Contabilidade daquela instituição, em 1948. Ele se tornou também agropecuarista e Rosalina se tornou uma dedicada professora de letras do Colégio Vicente Rijo. Mais tarde, Rosalina assumiu a direção do Grupo Escolar Benjamin Constant.

Após assumir a direção da escola, Rosalina percebeu que havia um menino surdo entre os alunos que ficava parado em frente à porta de sua sala de aula diariamente e se chamava Luis Carlos. O aluno estava na 1ª série e havia sido reprovado três vezes por não saber ler em voz alta. Quem não lia com a voz e a entonação correta, segundo a disciplina, era reprovado de ano na escola. Ao constatar o problema e aprovar pessoalmente o aluno, Rosalina adota na instituição sua alfabetização, havendo somente uma forma para isto: Trazer um professor de São Paulo, de trem, duas vezes por semana, para ensinar duas professoras a linguagem para surdos. Para que isto fosse concretizado, o valor era arrecadado com a comunidade através de doações registradas com assinaturas no chamado 'livro ouro'.

Com o sucesso desta ação, outros pais souberam da atividade e mais alunos surdos apareceram. Com cinco alunos, Rosalina inicia um instituto para que eles tenham mais atenção, então nasce o Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES) no dia 15 de agosto de 1959, com os 5 alunos, na gestão da diretora Rosalina Lopes Franciscão, no Grupo Escolar Benjamim Constant de Londrina. Aumentando as promoções na comunidade londrinense, conseguiram comprar um terreno (onde é a sede do instituto até hoje), e com a credibilidade do casal a construção do prédio iniciou.

 

Odésio Franciscon

Com o passar dos anos, o casal se tornou referência no ensino em Londrina. O professor Odésio sendo membro da Fundação de Ensino Superior de Londrina - FESULON, foi também um dos fundadores da Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis da Universidade Estadual de Londrina, em 1971, sendo seu primeiro diretor e posteriormente, em outubro de 1988, recebeu o título de professor Emérito de Economia da UEL.

Atuou como presidente da Associação dos Professores do Paraná por dois mandatos consecutivos. Atuou também em obras sociais como o Cesulon, auxiliando na Fundação do SOS - Conselho Londrinense de Assistência Social, sendo tesoureiro até seu falecimento. Foi membro fundador do Rotary Club Londrina Norte, Governador de Rotary no distrito 4710 na gestão 1968/69 e durante trinta anos dirigente coordenador do movimento de cursilhos de cristandade da Arquidiocese de Londrina.

Odésio Franciscon recebeu o título de Cidadão Honorário da cidade de Londrina, em 1989 e faleceu dez anos depois, em 05 de agosto de 1999.

 

ILES

Hoje Rosalina é presidente de honra do ILES. O instituto é reconhecido em todo o país por sua importante atuação não só na educação, mas também no apoio à saúde, promoção social e diversos programas voltados para a inclusão deste público. Atende hoje alunos do ensino médio, primeiro-grau, pré-infantil, maternal e os bebês, no Centro Audiológico que leva o nome da Professora Rosalina Lopes Franciscão.

O ILES é considerado uma instituição de referência em saúde auditiva de alta complexidade em Londrina, sendo uma das poucas instituições do Paraná, que com esse nível de habilitação. Entre os serviços prestados pela entidade estão os atendimentos de serviço social, psicologia, medicina (com médicos otorrinolaringologistas e neurologistas), fonoaudiologia, odontologia e terapia ocupacional. São cerca de 1.000 pessoas atendidas por mês na parte clínica. A instituição também realiza o Programa Novo Mais Educação, o Conectados 2.0, curso de LIBRAS para pais, funcionários e à comunidade, atividades de contraturno escolar, mantém o Coral Vozes do ILES, e conta com uma equipe multidisciplinar e de saúde bucal.

 

Comendadora

Em dezembro de 2019 a fundadora do ILES foi homenageada pelo Senado Federal por sua luta em defesa das pessoas com deficiência. Rosalina foi indicada pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR) e selecionada por um colegiado de senadores para receber a Comenda Dorinha de Gouvêa Nowill, no Senado Federal.

A Comenda Dorina Nowill é entregue, anualmente, a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa das pessoas com deficiência no Brasil.

Localizar site dos clubes